Docente do PPGD participa de Oficina sobre prevenção de violências no trabalho no PET- Saúde

Na manhã do dia 06/08/2025, a Prof.ª Dr.ª Maria Soledade Soares Cruzes (PPGD Associativo UEFS/UESB/UESC/UNEB) participou de Oficina sobre prevenção das “Violências que Atravessam o Trabalho na Saúde”, na condição de tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), ofertado aos(às) trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município de Vitória da Conquista/BA. A ação é desenvolvida, em parceria, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), com financiamento do Ministério da Saúde.

A edição atual do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como tema norteador a “Equidade” e objetiva fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade com atividades que promovam a valorização de trabalhadoras e futuras trabalhadoras do SUS. Em Vitória da Conquista/BA, o PET-Saúde Equidade promove ações educativas de fortalecimento da rede de atenção, abarcando os seguintes eixos norteadores: 

1-Letramento em LGBTQUIAPN+; 

2-Saúde Mental no Trabalho (“Versões de mim”); 

3-Maternagem e Diversidade;

4-Violências que Atravessam o Trabalho na Saúde; e

5-Letramento Racial.

A docente é integrante do grupo de trabalho (GT-4), coordenado pela Prof.ª Me. Leila Silva Meira (DCS/UESB/VCA), desenvolvendo atividades com ênfase na identificação e prevenção de violências relacionadas ao ambiente de trabalho na saúde, proporcionando reflexões sobre o contexto atual de trabalhadores(as) e vulnerabilidades para o assédio moral, sexual, preconceitos, discriminações e a promoção da comunicação não-violenta.

É a primeira vez que o PET-Saúde conta com a participação de movimentos sociais e de estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento. Para a Prof.ª Dr.ª Maria Soledade S. Cruzes, participar do Programa PET-Saúde, através do método de educação tutorial, tem sido uma experiência ímpar, pelas trocas transdisciplinares e significativa contribuição para atividades de pesquisa e de extensão com trabalhadores(as).

Compartilhe