Autoavaliação
A Política de Autoavaliação PPGD constitui-se em processo dinâmico, avaliativo e autogerido pela comunidade acadêmico-científica para avaliar a qualidade do curso e será desenvolvida em conformidade com os Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições de ensino associadas e com a Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A autoavaliação deve ser o ponto de partida da análise, principalmente do ambiente interno. Esse instrumento possibilita que a comunidade acadêmica tenha a titularidade do processo, oportunizando de forma democrática e transparente, a participação de diversos atores da academia (docentes, discentes, egressos, técnicos, pesquisadores associados) ou externos a ela (gestores públicos, movimentos sociais, representantes de instituições jurídicas, consultores, etc).
A política de autoavaliação também foi concebida de forma a alcançar outras camadas pouco exploradas dos processos avaliativos, a exemplo da discriminação sistêmica em função das questões ético-raciais e de gênero. Acredita-se que o monitoramento desses aspectos pode contribuir para alcançar uma mudança cultural sobre os processos de discriminação e exclusão.
A Política de autoavaliação está sustentada em princípios éticos e adota como pressuposto a produção de um ambiente acadêmico cooperativo e não competitivo.