PROFESSOR DO PPGD DAS UEBAs PARTICIPA DE MISSÃO INTERNACIONAL EM MOÇAMBIQUE

De 4 a 16 de setembro o prof. Guilhardes Júnior, do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC, estará participando do Programa Trilhas Internacional, compondo uma comitiva de universidades nordestinas que realizarão ações de extensão na região de Inhambane, em Moçambique.

A ação será realizada a convite da Universidade Save, uma instituição pública de ensino superior daquele país, e realizada em parceria com a Universidade Eduard Mondlane (Moçambique), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Pernambuco. A partir de um convênio existente entre a UFRN e a UniSave, as demais foram convidadas a participar da missão como consequência de parcerias firmadas para realização de atividades nos seus territórios de influência e formação de uma Rede Extensionista no Nordeste brasileiro.

Para o professor Guilhardes, que também é Pró-Reitor de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil da UESC e docente do Mestrado em Direito das Universidades Estaduais da Bahia, a oportunidade se caracteriza como uma importante iniciativa de internacionalização da extensão  e tem um grande potencial para visibilizar ainda mais a nossa Universidade no panorama internacional, além de abrir portas para novas parcerias e iniciativas naquele país. A UESC já possui acordo de cooperação com a Universidade Eduard Mondlane.

O Programa Trilhas Potiguares, à semelhança do Núcleo Rondon UESC, tem o objetivo de realizar atividades que capacitam lideranças locais para processos de desenvolvimento sustentável, levando educação e cidadania aos municípios que recebem o projeto. Em nosso território, o Núcleo Rondon realiza a ação Fovoco Grapiúna, já tendo atendido mais de 10 mil pessoas em municípios da área geográfica de influência da UESC, e se prepara para uma nova iniciativa em janeiro de 2026, pretendendo alcançar até 5 municípios e 3.000 pessoas.

Compartilhe