Participação no III Congresso Internacional em Direitos Humanos, Cidadania e Democracia

O III Congresso Internacional em Direitos Humanos, Cidadania e Democracia foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade de Brasília, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UnB. O evento contou com uma densa programação que abordou diversos temas, como movimentos sociais, memória, democracia, populações vulneráveis, resistência política, extensão e pesquisa em direitos humanos, entre outros. O Congresso contou também com espaço políticos, como manifestações contra o genocídio na Palestina e reflexões sobre conjuntura e a atualidade política nacional e internacional.

Participaram do evento dezenas de centros de pesquisa e programas de pós-graduação em direitos humanos, em direito, e em outras áreas de conhecimento, de diferentes estados brasileiros, além de pesquisadores estrangeiros.

O trabalho, de autoria de Carlos Freitas e Márcia Misi, denomina-se “O estudo sobre lugares de memória da ditadura como subsídio para reparações”, foi apresentado no Grupo de Trabalho 2, Democracia, Conjuntura Política, Sofrimento e Resistências, na manhã do dia 27 de novembro. Como esperado, a apresentação permitiu debates, além de abertura de contatos e articulações.“O estudo sobre lugares de memória da ditadura como subsídio para reparações” reflete acerca de contribuições sobre medidas e políticas públicas voltadas à reparação a partir da identificação e mapeamento dos lugares de memória.

Compartilhe